
No próximo dia 14 de dezembro, será apresentado ao público o livro do caxiense, Frederico Brandão, um ensaio autobiográfico sobre a vida e circunstâncias do autor, cumpridas, em tempo maior, na sua cidade. E por aí afora …
Como diz o autor na Apresentação do livro: “Este escrito fala principalmente de uma geração de caxienses que já nos deixou, legando-nos feitos e lembranças. E, também, sobre pessoas que, vindas de fora, se integraram ao cotidiano da cidade e ajudaram a escrever sua pequena/grande história. Pois a cidade e seus passantes viverão enquanto houver quem, de suas coisas e gente, possa contar”.
“Uma cidade e um tempo que teimam em permanecer os mesmos na forte e renitente memória de seus sobreviventes ainda por aqui. De um deles, JR, descobrem e revelam um itinerário de sonhos e de ilusões, realizados uns, perdidas outras”.
“Aponta, como de justiça, seus acompanhantes, físicos ou referenciais, na travessia empreendida; errante, por vezes, mas apaixonada, sempre”.
Em suas mais de 400 (quatrocentas) páginas, os futuros leitores encontrarão, localizadas e nominadas, pessoas e locais de residência na Caxias de então, décadas de 1940/1950, principalmente. Conhecerão uma cidade menor, de vizinhança próxima, ainda vivendo um cotidiano peculiar de convivência social, alternando solidariedade ou idiossincrasias. E enfrentando e vencendo dificuldades de uma conjuntura de carências, comuns a quase todos.
Claro, o livro não pretende esgotar a presença do autorpersonagem apenas em Caxias, por ter ali nascido e vivido boa parte de sua existência. É longa a caminhada. A narrativa cobre sua jornada pessoal até há pouco …
- LANÇAMENTO DIA 14.12.2024.
- LOCAL: AUDITÓRIO DO HOTEL ALECRIM. ÀS 19 HORAS

Entusiasta da história de Caxias e amante da fotografia. Criador da página e do site Arquivo Caxias.
Prezado Bruno!
Agradeço pela divulgação. Apenas um reparo: O lançamento do livro será no dia 14 deste, mas no Hotel Alecrim, auditório, à noite.
Abraço.