Nereu Bittencourt nasceu em Caxias, no dia 08/03/1880, filho de Maria José Bittencourt. Nereu estudou em São Paulo; tendo retornado, no início do século XX, ao seu estado natal, mais precisamente para a capital São Luis. Lá, fez parte da “Oficina dos Novos” ao lado de Vespasiano Ramos, seu ilustre patrício. Ainda na capital, foi professor do Colégio de Santana.
De volta à Caxias, em 1906 era auxiliar do Externato Benedito Leite, e, no ano subsequente, assumiu o cargo de diretor do Colégio Gonçalves Dias. Bem alto e bastante magro, Nereu, em 1908, casou-se com Erlinda de Oliveira Bittencourt. Junto aos filhos, o casal residiu em imóvel próprio à Rua Coelho Neto, no centro de Caxias. Aclamado professor de Português e Francês – além de lecionar aulas particulares em sua residência -, também ministrou aulas na Escola Normal e Ginásio Caxiense (sendo um de seus fundadores, bem como o compositor do hino da instituição). Na década de 1930, durante a administração do Interventor Paulo Ramos, Nereu fora nomeado Diretor da Biblioteca Benedito Leite (BBL).
Além de professor, Nereu também era poeta, tendo publicado diversas de suas poesias em jornais de Caxias e São Luis. Uma importante efeméride na biografia de Nereu Bittencourt ocorreu na década de 1940, quando houve uma tentativa de mudança nome da cidade de Caxias, que conflitava com a cidade homônima do estado do Rio Grande do Sul. Destarte, o então interventor em Caxias, Otávio Passos, procurou os intelectuais da cidade para obter uma opinião sobre a mudança. O professor Nereu destacou-se como uma das figuras contrárias à alteração; tendo, na oportunidade, redigido um extenso manifesto em defesa do nome “Caxias” para a terra maranhense. E conforme sabemos, Caxias-MA saiu vitoriosa na disputa, restando à cidade sulista, como forma de diferenciação, adotar a terminação “do Sul” em seu nome oficial.
Nereu não tinha uma vida apegada a bens materiais, tendo sempre vivido em um estilo de vida bem simples. Em 1961, com a ajuda de amigos e admiradores, publicou o livro “Poesias”. Muito estimado por sua sabedoria e retidão, Nereu Bittencourt faleceu em Caxias, no dia 11/06/1963, aos 83 anos de idade. Com o seu falecimento, o então vereador Oswaldo Marques propôs a mudança do nome da antiga Av. 15 de Novembro para Av. Nereu Bittencourt – nome que permanece até os dias de hoje. Além disso, Nereu é patrono da Cadeira de n. 16 da Academia Caxiense de Letras (ACL) e da Cadeira n. 2 do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC).
Fonte de pesquisa: Livro Por Ruas e Becos de Caxias/Autor: Eziquio Barros Neto; Livro Efemérides Caxienses/Autor: Arthur Almada Lima Filho; Depoimento de Erlinda Bittencourt.
Imagem da Publicação: Ac. do IHGC
Restauração e Colorização: Brunno G. Couto
Entusiasta da história de Caxias e amante da fotografia. Criador da página e do site Arquivo Caxias.