Fundada em 1905, pelo capitão Joaquim Negreiros, a casa comercial J. Negreiros & Cia. era, na época, um dos estabelecimentos mais completos de Caxias.
Com suas instalações à Rua Aarão Reis, n. 12, vendia de tudo um pouco: louças, vidros, tintas, perfumes, calçados, brinquedos, roupas, ferragens, bebidas nacionais e estrangeiras, bem como relógios Ômega folheados a ouro, e revolveres Smith & Wesson. Funcionava também como drogaria. Em uma época em que Caxias ainda não gozava de iluminação elétrica pública, a casa Negreiros, era um dos poucos – senão único – estabelecimentos a ostentar luz elétrica (110 volts) em suas dependências.
Fato curioso: o proprietário, Joaquim Negreiros, era pai do renomado ilustrador caxiense, Sálvio Negreiros.
Apesar de inexistirem informações a respeito, é provável que a casa, J. Negreiros & Cia. tenha funcionado até a década de 1920/1930. Anos depois, o imóvel fora demolido, sendo construído em seu local um sobrado comercial.
Fontes de pesquisa: Jornal A Escola; Livro Por Ruas e Becos de Caxias/Autor: Eziquio Barros Neto.
Imagens da publicação: Internet; Acervo de Joaquim Assunção; Acervo de Brunno G. Couto; Google Maps.
Restauração e Colorização: Brunno G. Couto
Entusiasta da história de Caxias e amante da fotografia. Criador da página e do site Arquivo Caxias.
Nossa! Moramos nessa casa onde funciona a Delegacia de Serviço Militar.
Acabeu de descrobir que esta casa commercial era do meu avo, Joaquim Negreiros. Agora a parte da familia que sobrevive moram nod Estados Unidos. A filha dele, minha mae Muriel Dias da Silva fai fazer 100 anos no dia 5 de Novembro, 2022.
Que legal! Lhe enviei uma mensagem em seu e-mail.