A competição esportiva realizada, em 1928, à Praça do Pantheon

Em comemoração a importante efeméride nacional, no dia 7 de setembro de 1928, às 5h, no Tiro de Guerra 155 houve alvorada e passeata dos soldados pelas ruas de Caxias. Às 6h, houve o hasteamento da bandeira nacional na sede do TG, tendo, na ocasião, discursado o professor Manoel Leitão.

Às 8h, realizou-se uma passeata cívica. E para o período da tarde, foram agendadas diversas competições esportivas a serem realizadas na então praça D. Pedro II (Atual Dias Carneiro, popular Pantheon). Naquele ano, a praça – que anteriormente chamava-se “Praça da Independência” – ainda não contava com o projeto paisagístico pelo qual ficou conhecida, limitando-se a uma grande área de areia, piçarra e grama, com diversas árvores de Mamorana, que providenciavam um sombreado àquele descampado. Era nessa área que eram realizados diferentes espetáculos artísticos (quando o circo chegava na cidade, era ali que se instalava) e partidas de futebol em Caxias.

Naquela tarde de setembro de 1928, o público disputava, aos trancos e barrancos, o melhor local para assistir as competições. Ante a ausência de instalações apropriadas, tudo ali área era muito improvisado, como relembrou o Juiz de Direito e outrora espectador Antônio Martins Filho: “Não havia nenhum arremedo de arquibancada, sendo que as pessoas ali presentes faziam uma espécie de footing, principalmente no lado da Praça, desde o Colégio das Freiras até os prédios da Prefeitura Municipal e da Cadeia Pública.”

As equipes que estavam disputando naquela tarde eram a do Jahú Sport Club e do Tiro de Guerra 155. Ao todo, foram realizadas 6 provas, sendo estes os resultados, conforme o periódico “A Escola”:

  • 1ª ProvaCabo de Guerra – Conquistada pelos rapazes do Jahú.
  • 2ª ProvaCarreira de Velocidade – Conquistada pelo conhecido “Voador” (Nesinho Abreu), do TG 155.
  • 3ª ProvaSalto em Altura – Conquistada por Domingos Leonar, do TG 155.
  • 4ª ProvaSalto em Largura – Conquistada por Domingos Leonar, do TG 155.
  • 5ª ProvaCorrida de Estafeta – Conquistada por Paulo Saldanha, do Jahú.
  • 6ª ProvaJogo de Futebol– Jahú Sport Club derrotou o TG 155, por 1×0.

Após as provas, a tradicional banda Carimã executou belíssimas peças de seu vasto repertório. Finalizando, assim, as festividades de 7 de setembro, daquele ano.

Vale lembrar que as competições esportivas em Caxias, antigamente, eram eventos bastantes comuns, a exemplo da realizada no balneário Veneza, em 1947.

Fontes de pesquisa: Jornal A Escola; Livro Por Ruas e Becos de Caxias/Eziquio Barros Neto

Imagem da publicação: Ac. Dreyfus Azoubel/Álbum do Maranhão de 1950; Ac. de Emanuel Nunes de Almeida

Restauração, Colorização e Design das imagens: Brunno G. Couto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *