Costa Sobrinho

Raimundo Costa Sobrinho nasceu na casa grande da feitoria Canabrava, 1º Distrito do município de Caxias, em 23/05/1884. Filho de Alexandre Alves Costa e Maria Emília dos Santos Costa. Descendente de uma família de posses, era neto dos portugueses Joaquim Alves Costa, pelo lado paterno, e José Antônio dos Santos, pelo lado materno.

Costa Sobrinho, como era conhecido, estudou as primeira letras na escola particular da professora Rosinha Sousa, e cursou humanidades no Colégio de Ensino Livre. Ainda na carreira acadêmica, prestou vários exames preparatórios no antigo Liceu Piauiense, de Teresina.

Iniciou a sua carreira profissional no comércio, em 17/04/1894, aos dez anos de idade (incompletos), quando ingressou na firma Ciro de Melo Coutinho e Vilhena, onde permaneceu até 1896. Posteriormente, trabalhou em diversas casas comerciais e escritórios, transferindo-se, em 1908, para o interior do município. Em 1918, retorna à Caxias, trabalhando no escritório de Clemente C. Cantanhede.

Em 05/09/1916, casou-se, aos 32 anos, com d. Emília Gonzaga Alves Costa. Da união advieram dois filhos: Alexandre Alves Costa e Dinir Costa e Silva. Além dos casal de filhos, criou e educou Rosalina Pinto Barros (esposa do empresário e político Eugênio Barros), filha do primeiro matrimônio de sua esposa.

Dez anos depois de seu casamento, Costa Sobrinho retira-se da firma de Clemente Cantanhede, já como sócio. Estabelecendo-se novamente no interior do município, onde permaneceu até 1930, quando a convite do genro, Eugênio Barros, passou a integrar, como sócio, a organização de comércio e indústria Eugênio Barros & Cia, onde permaneceu até o fim da vida.

Exerceu ainda, de 1918 a 1937, as funções de Suplente de Juiz Federal, e de 1942 até a década de 1960, as de 1º Suplente de Juiz de Direito da 2º Vara. Presidiu também, durante muitos anos, a Comissão Executiva do Ginásio Caxiense.

Raimundo Costa Sobrinho faleceu em Caxias, em 16/04/1964, aos 79 anos de idade.


Fonte de pesquisa: Jornal Nossa Terra

Imagem da postagem: Acervo do IHGC

Restauração e Colorização: Brunno G. Couto

Um comentário em “Costa Sobrinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *