José Delfino

José Delfino, década de 1930.

José (Zé) Delfino Silva nasceu em 1894 na cidade de Pedreiras, filho de Maria de Jesus Bayma Gonçalves e Delfino Ferreira da Silva; ainda jovem veio com toda a família residir em Caxias. Aqui tornou-se um dos mais importantes comerciantes da região, sendo proprietário da firma J.D. Silva.

Era irmão mais velho de Maria das Mercês (Miroca) e Alderico Silva, futuro Comendador, e que foi seu empregado quando jovem. Na política foi eleito vice-prefeito de Caxias em 1925, onde na renúncia do titular acabou assumindo o governo, porem também renunciou. Era um dos apoiadores da Aliança Liberal, na cidade, movimento que culminou na Revolução de 30.

Era membro da Maçonaria e um dos fundadores, em 1941, do Rotary Club, ao lado de Eugenio Barros, Nachor Carvalho, Alcindo Cruz Guimarães e outras figuras da alta sociedade caxiense. Ajudou a fundar ainda: Associação Comercial de Caxias (1920), Ginásio Caxiense (Década de 1930), Centro Cultura Coelho Neto (1947) que viria a ser posteriormente o Colégio Coelho Neto.

José Delfino ao lado do reprodutor “Índio do Brasil”, na fazenda Ouro Velho, de sua propriedade, no município de Caxias. Ano: 1950.


Sua residência conhecida como Delfinlândia situa-se na rua 1º de Agosto, no centro histórico (Ao lado da livraria Graúna). O imóvel atualmente está abandonado com parte de sua estrutura desabando.

Residência de José Delfino, em 2013.

José Delfino faleceu em 1958.



Fonte: Site de Ezíquio Barros

Imagem da postagem: Site “Tia Zu”; Jornal Cruzeiro; Acervo de Brunno G. Couto

Restauração e Colorização: Brunno G. Couto

3 comentários em “José Delfino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *