Arias Benedito de Almeida Cruz, filho de José Castelo Branco da Cruz (Casé Cruz) e Martinha Nunes de Almeida, nasceu em Caxias a 14 de novembro de 1893. Tinha mais nove irmãos: Aída, Aniceto, Acrísio, Achilles, Almir, Ariston, Altair, Armênio e Alvice.
Foi ordenado Sacerdote na Igreja de Santo Antônio (São Luis), em 11 de junho de 1916. Celebrou sua primeira missa em Caxias, onde ocupou vários cargos públicos. Depois transferiu-se para São Luis onde foi Diretor de Instrução Pública, Diretor da Escola Normal, Diretor do Liceu Maranhense, Colégio Santa Tereza, Colégio Rosa Castro e no Seminário de Santo Antônio.
Como professor, lecionou as seguintes disciplinas: Religião, Língua Portuguesa e História Geral. Foi Capelão da Igreja da Sé, do Colégio Santa Tereza e do Hospital Português.
Nomeado Cônego Honorário em 1930 e Catedrático em 1941. Destacou-se também como jornalista e orador sacro. Seus artigos e conferências tratavam dos assuntos pertinentes a educação, trabalho, questões agrárias, acontecimentos históricos etc. Tendo sido publicados em outros estados, como: Piauí, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Caxias. Esse material pode ser encontrado nos jornais Gazeta de São Paulo, Gazeta de Porto Alegre, Gazeta do RJ, Jornal do Maranhão, Tribuna Caxiense, Pioneiro de Caxias etc.
Recebeu o título de Monsenhor em 1950. Voltou a residir em Caxias, em dezembro de 1955. Em 1966, foram realizadas diversas celebrações em sua cidade natal, em comemoração aos seus cinquenta anos de sacerdócio
Faleceu em Teresina, em 12 de janeiro de 1970.
Fontes: Jornal do Maranhão; Site Recanto das Letras.
Imagem da postagem: Acervo do IHGC. Restauração e Colorização: Brunno G. Couto
Entusiasta da história de Caxias e amante da fotografia. Criador da página e do site Arquivo Caxias.
2 comentários em “Mons. Arias Cruz”