O dia em que Jânio Quadros, então candidato a Presidência da República, veio à Caxias

Em 1960, quando o político Jânio da Silva Quadros concorria à Presidência do Brasil, este visitou algumas cidades do Maranhão visando a promoção de sua campanha. E assim como São Luis, Pedreiras, Bacabal e Coroatá; Caxias também fazia parte de seu roteiro.

Destaque do jornal Pacotilha.

Após passar pelas cidades acima, o “candidato da vassourinha” rumou para Caxias, chegando no aeroporto da cidade a bordo da aeronave Cruzeiro do Sul. Sua comitiva era constituída pelos senadores Emílio Carlos e Lino de Matos (São Paulo) e Leandro Maciel (Sergipe), além dos deputados federais José Sarney (Maranhão), Ferro Costa (Pará), e Seixas Dória (Sergipe).

Jânio no aeroporto, no momento em que viajaria à Caxias.

Em Caxias, o candidato da União Democrática Nacional (UDN) realizou um grande comício na noite do dia 18 de janeiro de 1960, à Praça Cândido Mendes, no Largo da Matriz. Segundo periódicos da época, milhares de caxienses compareceram ao comício. Com seu vocabulário característico, Jânio proferiu um discurso empolgante, dizendo em determinado momento: “Dizem que sou feio e que sou louco, porém não sou tão feio como dizem, nem tão louco quanto seria necessário para modificar a vida política brasileira”. De acordo com o jornalista Vitor Gonçalves Neto, “Jânio Quadros estava, sem dúvidas, numa noite das mais felizes, talvez o melhor discurso em sua excursão”.

Na cidade, Jânio recebeu diversas visitas, dentre elas a do Prefeito de Caxias, João Machado, e a do Bispo Diocesano, Dom Luiz Marelim. Jânio dormiu na princesa do sertão, sendo hóspede de Antônio Castelo Branco, então gerente do Banco do Brasil. O restante da comitiva, por sua vez, ficou alojada no Excelsior Hotel. O candidato também fez uma rápida visita à sede da União Artística e Operária Caxiense.

Jânio (ao centro, de terno escuro) e sua comitiva na Fazenda Ouro Velho.

No dia seguinte, Jânio recolheu-se, por três dias, na Fazenda Ouro Velho, onde foi recepcionado por Delmar Silva e Lafite Hércules Fernandes, herdeiros do próspero empresário José Delfino da Silva. Em seguida, o candidato e sua comitiva rumaram em direção à capital piauiense. Àquele ano, no dia 03 de outubro, Jânio Quadros seria eleito 22.º Presidente do Brasil, vindo, no ano seguinte, a renunciar ao cargo.


Fontes de pesquisa: Livro Efemérides Caxienses/Autor: Arthur Almada Lima Filho; Jornal Pacotilha.

Imagens da publicação: Jornal Pacotilha; Site Tia Zu.

Um comentário em “O dia em que Jânio Quadros, então candidato a Presidência da República, veio à Caxias

  1. Eu estava em Caxias. Janio passou três dias na cidade, hospedado na Fazenda “Ouro Velho”, da Família Silva. Durante aquele tempo, foi atendido pelo Lafite Fernandes que o abasteceu de muita cachaça… Ficaram amigos e, já eleito e empossado, continuou a receber essa “encomenda” regularmente, enviada pelo Lafite. Acho que, quando renunciou, tinha bebido uma das remessas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *