Jomar Tempo 3

A história do grupo tem início no ano de 1969, quando o sanfoneiro e sargento reformado do exército José Pinheiro de Sousa (O Jomar) resolve criar em sua terra natal, Codó (MA), um novo conjunto musical para animar as festas da cidade. Formado o grupo, nomeia-o de: Jomar Tempo 3.

Três anos depois, Jomar muda-se para Caxias. Aqui, contrata músicos locais e começa a aturar no cenário musical do município. Nessa época, três conjuntos caxienses reinavam nas festas da cidade: Os Naturais, Mario Beleza e Seu Conjunto e Os Temíveis; e alguns dos contratados por Jomar provinham dessas bandas.

Dessa forma, em 1973, reúne: Joca (vocal, que pertencia ao conjunto Os Temíveis), Marechal (vocal, da banda Parada 6), Valdir (teclado, da extinta banda Os Naturais. Que revezava o instrumento com o próprio Jomar), Wilson (guitarra, da banda OS Naturais), Manoel (contrabaixo, da banda Parada 6), Poeta (guitarra, da banda Parada 6) e o iniciante Salvador (bateria). Essa formação foi uma das mais famosas do grupo, sendo responsável pelo crescimento do conjunto na cidade.

Década de 1970: Conjunto Jomar Tempo 3, em apresentação na União Artística. Jomar é o terceiro da direita para esquerda, com a mão na cintura. Imagem: Acervo de Marechal Guimarães (que está nos vocais segurando um pandeiro meia-lua).

Todos os sucessos, internacionais e nacionais, que reinavam no rádio, eram tocados pelo conjunto. Já firmado na cidade, o conjunto passou a “disputar” com o Grupo Som HR a preferência do público caxiense. Muito criterioso e exigente, Jomar conseguiu que seu conjunto crescesse e suplanta-se, por algum tempo, as muitas outras bandas de Caxias.

Além dos músicos originais, anos depois, passaram pelo conjunto: Negão (bateria e voz); Raimundo Nonato Santana, o Nonato Boba (contrabaixo); Chico P. P. (guitarra e baixo); Valter (voz); Miriam (voz); Mestre Neto (percussão); Flávio (bateria). O repertório também fora expandido e o forró passou a predominar.

Com a morte de Jomar por ataque cardíaco no começo dos anos 2000 (carece de fontes), o músico Chico P.P. comprou o conjunto, e logo alterou o nome do grupo, que passou a se chamar: Garota Moral.

Ouça, abaixo, uma gravação, da década de 1980 (provavelmente), do conjunto Jomar Tempo 3:


Fontes de pesquisa: Nonato Ressurreição; Livro: Cartografias Invisíveis/Ano: 2015.

26 comentários em “Jomar Tempo 3

  1. Eu nasci em Caxias na e passei toda a minha juventude aí em Caxias curti muito essa banda do jomar tempo três onde ele estava tocando eu sempre queria está, muito bom mesmo ,só me resta saudade tempo bom que não volta mais …

    1. Boas lembranças, nós anos de 78 a 85, era mais faltar o porteiro da festa do que eu. Salão Fortaleza, União, Braz…e mais outras ali em Caxias….

    1. Boas lembranças
      Eu era ainda criança, quando ouvia o som da banda jomar tempo 3 .
      Sou caxiense do bairro alto dos negros ( tresidela).

  2. Banda de muito Sucesso, Nao sei o motivo, Mas depois que tiraram o nome JOMAR TEMPO 3 Infelizmente se acabou muito rapido

  3. Eu ficava toda afoita, quando dizia tem festa do JOMAR eu ja ficava toda afoita e ansiosa pela hora da festa.. Dancei demais. Agora só nos resta muita saudade. E jamais essa população vai viver o que agente vivenciou com essa banda.

  4. Parabéns pelo texto, bem como pelo o áudio com a música. Uma lembrança maravilhosa! Viajei no tempo, assisti um filme, fui bem distante… Emocionante. Sds

  5. Tempos bom éramos felizes e ñ sábia a banda era simplesmente maravilhosa, o saldoso Jomar deixou m soudades até hoje.

  6. Dancei muitas festas em Codó e Caxias com está banda que foi um marco na história de Caxias só boas lembranças.

  7. Melhor banda musical que eu vi tocar e fez parte da minha vida na minha adolescência e juventude agora resta só saudades é tempo que não volta mais

  8. Dancei muitas festas com essa banda na União Artística, Centro Artístico etc… Bons tempos! Sinto saudades…

  9. Deus me deu a oportunidade de presencia a melhor banda musical da época, e participar com o saudoso Jomar e alguns componentes da Banda a peladinha na AABB nas tardes de segunda feira, eita Maravilhoso.

    1. Bom dia sou caxiense nato nasci e me criei no B Ponte,tive a honra de dançar ao som de Jomar tempo 3 a melhor banda musical de caxias, hoje sou jornalista e Radialista moro em Mato Grosso ,

  10. Boa noite, na época que fui muitas muitas festas tocadas pelo Jomar Tempo 3 de Caxias, a formação era:
    Teclados: Jomar, guitarra: Mascarenhas, Contrabaixo: Olavo,
    Bateria: Airton, Vocalistas: Joca E Walter.
    Queria deixar esse registro, ou tempo bom!!!!

  11. Quero Deixar um recado para o Joca vocalista da banda, que um dia iremos nos encontrar para batermos um papo. eu sou o Otoniel de Independência ouvi o Jomar Tempo 3 tocar muitas vezes na Boate POP do nosso amigo Joaquim.
    Felicidades meu amigo.

  12. Admiradores do conjunto Jogar Tempo 3.
    Manifesto que, nasci na Rua São Benedito, hoje Av. Dr. José Anselmo, bem próximo da residência do Pai do Jomar. Eu não perdia os ensaios do conjunto, que destaco os integrantes na época:
    Paulinho do ( SAAE) se não me engano no Contrabaixo. Almir na Guitarra. Jomar no Orgão, o irmão já falecido que era esposo da Cinália Pai do Bira, e outros que não lembro mais dos nomes. Além de outros que posteriormente fizeram parte do conjunto, como, Carlos Alberto, Ratinho, esses vocalistas. Nem sei contar quantas vezes fui as festas na União Artística Operária Codoense, até parecia ser a sede do conjunto. Era um Show, olha, eu dancei bem naquele tempo. Imagine que Os Fevers, naquela época era um sucesso e Jomar Tempo 3 tocava igual principalmente a música “Deus e tantas Outras”.
    Hotel Califórnia, excelente.
    Quando ia começar a festa, de início quem não lembra Milionários dos Incríveis e no encerramento Quizardas.
    Tinha um concorrente na época, a Banda ELLUS de Caxias. Barbosa Show Bossa de Bacabal. Mas JT3 logo dominou no Estado.
    Um pouco desse registro do que vivi e vi ao vivo. Soma-se a história inesquecível do conjunto JT3.
    Em 11.07.23

  13. Eu Antônio ferro de Sousa jomar
    Era tudo no morro do alecrim salão do magueirão nossa era minha cara saia de são Paulo quando vinha Itaituba forro comia solto com meus amigos tuca sargento farinha cachaça Zeca Reginaldo tirir uilso gazoba ramundim da Maria jacò Duda nantico mano velho Dudinha aí qui tempo Itamar riba meus Deus isso era curtição saber namorar não tinha drogas só amor a vida e amigo…deus abençoe todos que se foram e os existente. São Paulo 12/01/2024😭😭😭🙏🙏🙏💘💘💘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *